O nome e o primeiro Decálogo
Quando foi criado, o Clube da Bolinha não tinha nome nem regras, e era apenas uma confraternização entre um grupo de amigos que crescia a cada encontro
Quando foi criado, o Clube da Bolinha não tinha nome nem regras, e era apenas uma confraternização entre um grupo de amigos que crescia a cada encontro. Quando chegaram a dez, os primeiros bolinhas concordaram que era necessário dar uma organizada no negócio. Precisavam, de início, de um nome, de um protocolo para eleger os novos membros e um conjunto mínimo de normas para orientar as ações.
Pensando em tudo isso junto, alguém lembrou do bloco carnavalesco Bola Preta, que aprovava, ou não, os novos sócios com um sistema de bolas pretas e brancas. Decidiram, então, adotar um processo semelhante que também já resolveu o dilema do nome. Em seguida, criaram um breve ordenamento com 10 pontos, que ficou conhecido como o primeiro Decálogo. Veja:
01. O Clube da Bolinha terá número ilimitado de membros, devendo a admissão ser feita mediante votação unânime dos associados presentes às reuniões privadas;
02. A admissão de novos membros será feita pelo sistema de bolas brancas e pretas, durante os jantares mensais;
03. Na última terça-feira de cada mês, exceto em setembro e dezembro, será realizado o jantar mensal dos membros do Clube. Mediante prévia anuência do Reitor, poderão ser feitos convites a pessoas estranhas ao Clube, ficando o convidante responsável por tantas mensalidades quantos forem os seus convidados;
04. Em setembro haverá reunião de congraçamento com outros clubes similares;
05. Em dezembro, na segunda quinzena, haverá reunião de congraçamento com seguradores especialmente convidados, para a qual cada associado terá a faculdade de indicar um convidado;
06. A mensalidade será estabelecida em reunião privada e deverá ser entregue ao Tesoureiro até o dia 15 de cada mês;
07. O Reitor será eleito pelo período de 02 (dois) anos, em setembro dos anos ímpares, em votação secreta da maioria dos presentes, não podendo ser reeleito;
08. Ao Reitor caberá dirigir o Clube em todos os setores, tendo como consultor direto o seu antecessor;
09. O cargo de Tesoureiro será exercido por um dos sócios, por indicação do Reitor;
10. O Clube possuirá uma Comissão de Honorificência, constituída por 05 (cinco) membros, escolhidos também em votação secreta pela maioria presente, cujo mandato coincidirá com o da Reitoria, à qual competirá fazer a recomendação das pessoas que o Clube distinguirá com títulos de Mérito Público, na forma do Regimento aprovado.